Brasil | Ministério da Justiça abre processo sobre coleta de geolocalização pela Google

37

Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça decidiu abrir processo administrativo para investigar “a coleta de dados de geolocalização dos dados de usuários do sistema Android e até mesmo em serviços oferecidos aos usuários de iPhone, ainda que o usuário tenha estabelecido configuração de privacidade em sentido contrário”.

Conforme a Nota Técnica que embasa a decisão do DPDC, em averiguação preliminar, na qual foram feitos diversos questionamentos sobre o assunto à Google, não teria ficado devidamente esclarecida a política de coleta dos dados nas distintas alternativas de opções pelos usuários.

“Não obstante a empresa averiguada defenda que a Google coleta dados do usuário em conformidade com as suas políticas de privacidade, não restou claro que tais dados de geolocalização não são, de fato, utilizados, mesmo quando há o expresso consentimento do consumidor em sentido contrário”, diz o relatório.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Internet/Ministerio-da-Justica-abre-processo-sobre-coleta-de-geolocalizacao-pela-Google-62036.html