Brasil | MCTI exercerá papel fundamental na ampliação e fortalecimento da cooperação em CT&I entre os 10 países-membros do BRICS
Encerrou na última sexta-feira, dia 27 de setembro, o encontro entre os ministros de Ciência, Tecnologia e de Inovação do BRICS, reunidos em Moscou (Rússia). Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Daniel Almeida Filho, participou de encontros do Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação com os integrantes do BRICS e de duas reuniões bilaterais com a Rússia e o Irã.
Durante os dias 26 e 27, os ministros e representantes dos países membros do BRICS avaliaram as ações realizadas ao longo do ano de 2024 e lançaram novas bases de cooperação para os próximos períodos, a partir da expansão do grupamento para 10 países.
Também foi enfatizada a transição para que o Brasil, a partir de janeiro de 2025, assuma a presidência do grupo.
O Governo Federal e o MCTI já iniciaram o planejamento, e um calendário robusto de ações e atividades que incluem reuniões ministeriais, de altos funcionários, de Comitê Gestor, de 13 grupos de trabalho temáticos, chamadas públicas de apoio a projetos de cooperação, fórum de jovens cientistas e prêmio para jovens inovadores.
“É um calendário com as atividades que serão realizadas dentro do âmbito do BRICS o ano que vem. A maioria destas atividades será feita no Brasil. Importante ressaltar que o segmento de ciência, tecnologia e inovação do BRICS é muito atuante. Tem 13 grupos de trabalho temáticos”, afirmou o secretário Daniel Almeida Filho.
Ler mais…