O Novo PAC vai investir R$ 154 milhões em infraestrutura para que os brasileiros possam ter acesso a programação de TV com qualidade digital. Terão prioridade 250 municípios brasileiros que possuem baixa disponibilidade de canais digitais. O Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), já está beneficiando moradores de 1,2 mil cidades com transmissões de alta qualidade em som e imagem.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tornar a infraestrutura de transmissão mais sustentável na transição da TV Analógica para a Digital foi um grande desafio. “Foram executados projetos-pilotos até chegar em um modelo final, mais sustentável e econômico, e com o Digitaliza Brasil foi possível implementar essa infraestrutura em alta escala. Ainda temos municípios desassistidos, mas com o Novo PAC vamos atendê-los com mais rapidez, levando programação de televisão gratuita e com qualidade digital para os brasileiros”, explica o ministro.
Com o investimento do Novo PAC, o Nordeste é a região com a maior quantidade de instalação da infraestrutura de transmissão digital, sendo 115 municípios beneficiados. Em seguida, está a região Norte, com 65 cidades; o Centro-Oeste e o Sul, com 25 municípios cada; e o Sudeste, com 20 infraestruturas instaladas. Onde não for viável utilizar a infraestrutura já existente, será adquirido o transmissor de TV Digital e implantada a infraestrutura completa, com contêiner, torre e antena.