A Intelbras anunciou nesta semana os resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2022. Os principais destaques foram a Receita Operacional Líquida de R$1,015 bilhão representando um crescimento de 40,1% com relação ao ano anterior, Lucro Líquido de R$96.566 mil, crescimento de 11,4% se comparado o mesmo período de 2021.
“Observamos nosso nível de atividade junto aos nossos distribuidores crescendo conforme o esperado para o decorrer do ano. Embora o cenário macroeconômico se apresente desafiador, concluímos a primeira metade do ano de maneira firme, de acordo com o previsto para o período e seguimos atentos aos desafios que o segundo semestre proporcionará ao ambiente de negócios”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
O executivo reflete sobre ações importantes realizadas pela empresa nos primeiros meses de 2022: “o segundo trimestre de 2021 foi marcado pela conclusão de nossa maior aquisição, a Renovigi Energia Solar, que passou a fazer parte do grupo Intelbras a partir de maio, e desta forma, estas demonstrações financeiras consideram dois meses desta operação, maio e junho. Nosso processo de integração está pautado em três grandes pilares: financeiro, operacional e comercial. Em cada um deles, nossos superintendentes acompanham e conduzem a integração, em conjunto com a equipe da empresa controlada, que vem sendo integrada ao grupo de acordo com nossos planos”.
No segmento de Energia, a Intelbras já começou a contabilizar os resultados da nova empresa controlada, a Renovigi, capturando as sinergias iniciais da aquisição. “Destaca-se aqui, que de maneira orgânica a companhia seguiria seu crescimento alinhado com o realizado nos últimos períodos e, com o acréscimo da operação Renovigi, atingimos o crescimento de 241% em receita quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, afirma Marcio Osli, diretor de Energia Solar da Intelbras.
O segmento de comunicação vem, desde o quarto trimestre de 2021, se direcionando para níveis de atividade econômica anteriores à pandemia. O efeito desta acomodação dos negócios reflete também uma regularização dos estoques em campo de algumas das linhas da empresa, tanto em provedores como nas cadeias de varejo, e por consequência, maiores desafios para as vendas da indústria. “O segmento de Comunicação, embora viva seus desafios para o crescimento de receita, vem trabalhando e colhendo os resultados de um foco em melhorar as vendas. Ajustamos as estratégias comerciais e o nível de despesas e passamos a operar de forma alinhada com a nova realidade de mercado”, afirma Henrique Fernandez, Diretor Superintendente de Operações da Intelbras.
Iniciativas e perspectivas para 2022
A Intelbras iniciou o segundo semestre atenta aos movimentos da economia e segura de que está na direção correta para cumprir as metas para o ano.
A empresa destaca que a limpeza da Banda C, necessária para o desenvolvimento do sinal 5G em todo o território nacional, gerou oportunidades de negócios que serão capturados e já poderão ser vistos ao longo do segundo semestre. “Nossa CPE 5G já está operacional e deve iniciar suas vendas no quarto trimestre deste ano, trazendo para a indústria nacional mais um passo importante em seu desenvolvimento”, afirma Silvestri.
Em julho de 2021, a Qualcomm e a Intelbras anunciaram um acordo de colaboração para a produção de CPEs 5G e Wi-Fi 6 no Brasil. A iniciativa visa suprir a demanda do mercado brasileiro de operadoras e provedores de internet por dispositivos 5G e Wi-Fi. Com o acordo, a Intelbras será a única empresa brasileira até o final de 2023 a desenvolver soluções tecnológicas 5G com tecnologia Qualcomm no país e, também, a integrar a cadeia mundial de produção do 5G, tornando o Brasil parte importante do setor produtivo para a quinta geração de conectividade. A Intelbras, já está produzindo as CPEs 5G, Wi-Fi 6 e 6E em sua filial São José (SC).
“Os investimentos necessários para a expansão de nossos negócios nas diversas verticais de atuação, na geração de receita recorrente e na criação do mercado 5G continuam acontecendo e permitirão que o crescimento continue ao longo deste ano. Mesmos diante do cenário atual, seguimos com uma perspectiva positiva para o segundo semestre 2022”, finaliza Silvestri.
*Com assessoria de imprensa.