Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou com R$ 31 milhões do Funttel, recurso gerido pelo Ministério das Comunicações, financiamento para a Constanta Industrial Ltda desenvolver produtos com tecnologia de Internet das Coisas (IoT) destinados ao monitoramento e gestão do consumo inteligente na iluminação pública, no saneamento e no gás.
A Internet das Coisas é uma importante tecnologia que permite a conexão de objetos do cotidiano – eletrodomésticos, carros, equipamentos de temperatura – à Internet por meio de dispositivos incorporados.
Na pecuária, a empresa desenvolverá dispositivo a ser fixado na orelha do rebanho bovino de corte, com localização GPS, acelerômetro e algoritmos de acompanhamento da saúde do animal.
“O governo federal voltou a apoiar as empresas de telecomunicações e a nossa indústria para a produção de soluções para a nossa realidade, seja por meio do Funttel ou pelo Fust, e impactar a economia e a população de um modo geral. Vamos continuar apoiando as pesquisas e a transformação digital no Brasil”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cuja pasta administra o Funttel.
Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante declarou que a expansão da conectividade é uma pauta prioritária do governo do Presidente Lula e, para isso, o banco apoia o fortalecimento das empresas que atuam no setor de telecomunicações.
Ler mais…