Brasil | Inclusão social e de gênero norteiam conversa entre MCTI e Huawei

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Representantes da Huawei no Brasil estiveram reunidos com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para apresentarem e conhecerem programas de inclusão social e capacitação. O encontro aconteceu nesta terça-feira (16), em Brasília.

O vice-presidente de Relações Públicas e Comunicação para América Latina e Caribe da empresa chinesa, Atílio Rulli, iniciou a reunião mostrando os investimentos da empresa e reforçando a importância de alinhar pautas de interesse entre a Huawei e o MCTI.

“O objetivo dessa reunião é fazermos algumas cooperações voltadas para capacitação, treinamento e chegar na empregabilidade. Gerando emprego para aqueles que são treinados e capacitados”, disse Atílio.

Foi apresentado o programa Women In Tech, que visa atrair mais mulheres e impulsionar a carreira de lideranças femininas na tecnologia. “Ao longo dessa capacitação nós incluímos a parte de gênero e subitens dessa parte social que é um comprometimento grande da Huawei”, enfatizou Rulli.

O gerente de Educação e Valor Social da empresa chinesa, Victor Montenegro, afirmou que a Huawei atua na capacitação em todo o Brasil.  “Hoje a gente tem orgulho de dizer que temos presença em 100% dos estados brasileiros e mais de 200 parceiros em instituições de ensino para qualificação e oportunidade com o objetivo da empregabilidade. A gente inclui a pauta de valor social e levamos isso muito a sério”, pontuou.

A ministra Luciana Santos se mostrou interessada pelos programas apresentados. “Esse assunto voltado para a política de inclusão de mulheres em áreas de tecnologias faz um cenário virtuoso da inclusão da mulher”, disse e complementou pontuando os programas do MCTI voltados para as mulheres.

“Ano passado o ministério lançou um edital de R$ 100 milhões junto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para meninas e mulheres na ciência”, contou. O referido edital é focado para a área de engenharia e ciências exatas e da computação.

Ler mais…