lunes, enero 30, 2023
HomeREDESBrasil | Huawei e IFCE lançam curso gratuito de capacitação em fibra...

Brasil | Huawei e IFCE lançam curso gratuito de capacitação em fibra óptica

Empresa e Instituto Federal apostam na qualificação dos chamados nem-nem – nem trabalham, nem estudam - para expandir o acesso à banda larga fixa no Estado, promover a empregabilidade e fomentar ecossistemas de inovação.

A Huawei e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançam curso técnico gratuito para instaladores de fibra óptica. O foco é promover a capacitação de jovens chamados nem-nem – nem trabalham, nem estudam – e promover a requalificação de quem já está mercado no trabalho. As aulas estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro e as inscrições já estão abertas no site do IFCE.

Um dos principais polos de tecnologia e inovação do país, o Estado do Ceará tem a maior rede de fibra óptica submarina do Brasil. O Cinturão Digital tem se tornado referência nacional para a democratização e a expansão do acesso a banda larga fixa e ajudou a impulsionar a economia na região. Por meio da parceria com a Huawei, o IFCE pretende qualificar cerca de 1.000 alunos até junho desse ano. O Instituto espera que pelo menos 200 alunos atinjam o nível de certificação internacional e possam ser inseridos rapidamente no mercado de trabalho.

O IFCE estima que 31% dos jovens cearenses se enquadrem no perfil nem-nem. No Brasil, segundo a consultoria IDados, o número total de jovens, de até 29 anos que estavam sem trabalhar e estudar no final do segundo trimestre de 2021 era de 12,3 milhões. A fim de combater essa estatística, a Huawei doou 12 laboratórios de fibra ótica (FTTH/ FTTx) no ano passado, para instituições de ensino localizadas nas 5 regiões do país. Além do Instituto Federal do Ceará,  foram entregues 4 laboratórios no Amazonas (IFAM); 4 em parceria com o Senai (BA, TO, ES e DF); 1 no Rio de Janeiro (Unisuam); 1 em Minas Gerais (Inatel) e 1 no Piauí (IFPI).

Além das aulas presenciais, todo o conteúdo do curso será gravado para criação de um modelo de Ensino a Distância (EAD). O material didático contará com tecnologias imersivas de aprendizagem, com câmeras 360° para que alunos de todo o país consigam acompanhar as montagens em laboratório como se estivessem presentes. Dessa forma, o IFCE espera formar até 5.000 instaladores de fibra óptica em todo Brasil.

“O IFCE tem a vocação de formar pessoas para o mercado de trabalho, e estar na vanguarda da tecnologia faz parte da nossa história. Essa parceria é muito importante nesse sentido. É um privilégio poder contar com um parceiro global como a Huawei com esse objetivo de qualificar e contribuir para formação profissional das pessoas”, disse o reitor do IFCE, Wally Menezes.

Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), de 2021, mostra que o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) irá demandar cerca de 797 mil novos talentos nos próximos anos até 2025. São aproximadamente 159 mil formados por ano, atualmente, a oferta de formados é 53 mil. “Temos um gap enorme de mão de obra qualificada para atuar em todas as áreas do setor de telecomunicações. Na Huawei, temos mais de 90 instituições de ensino parceiras do nosso ICT Academy. Focamos na capacitação de profissionais a nível técnico e superior a fim de atender essa demanda”, comenta Bruno Zitnick, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei Brasil.

Referência Nacional em educação e capacitação

No final de 2021, o IFCE firmou uma parceria inédita no Brasil para criação do Huawei Academy Support Center. A novidade é uma ampliação da parceria do ICT Academy, programa para capacitação e certificação de alunos e professores em 5G, Cloud, AI e IoT.

Desde 2019, quando entrou para o ICT Academy, o instituto tem se destacado em número de alunos e professores certificados nos cursos de capacitação, programas de intercâmbio (Seeds for The Future) e competição de conhecimento. No Huawei ICT Competition, os alunos da instituição se destacaram por três anos consecutivos e se classificaram para as finais da fase nacional na categoria Redes (Network), na qual os alunos precisam demonstrar fortes conhecimentos em arquitetura e infraestrutura de redes de telecomunicação. O IFCE venceu a fase nacional do ICT Competition 2019-2020, ficou em quarto lugar na etapa regional, avançou para a grande final global e venceu a competição.

Os ASC (Academy Support Centers) são organizações certificadas e autorizadas a facilitar a cooperação entre a Huawei e os programas ICT Academy locais, além de fornecer suporte operacional e acadêmico para as outras instituições parceiras no território nacional. Atualmente, existem cinco ASC no mundo: Reino Unido, Itália, África do Sul, Egito e Paquistão. O IFCE é o sexto Huawei ASC da América Latina.

“O Instituto Federal do Ceará é o centro de referência em gestão e boas práticas para as demais academias e instituições de ensino parceiras da Huawei no país. Além dos cursos e certificações de alunos e professores, o IFCE passará a contar com a Huawei para cooperação em projetos de pesquisa, divulgação de vagas de estágio, entre outras atividades”, explica Bruno Zitnick.

*Com assessoria de imprensa.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

LEER DESPUÉS