Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), das operadoras e dos provedores de conexão se reuniram na tarde desta quarta-feira, 21, para discutir o estado atual da proposta conjunta que está sendo construída entre as reguladoras para o compartilhamento de postes. A área técnica tenta chegar em um modelo de uma entidade exploradora neutra, ou uma organização mais próxima disso.
O Tele.Síntese separou os principais pontos de dúvida do setor durante o debate e o detalhamento dos órgão quanto ao que já é consenso, pelo menos, para a área técnica.
A proposta de eventual exploradora neutra para intermediar o compartilhamento de postes ainda deve ser finalizada neste ano e analisada pelos Conselhos Diretores de ambas agências. Uma nova consulta pública ainda deve ser realizada posteriormente, para definir a metodologia de preço do compartilhamento de postes, ou como tem sido chamada, a “calculadora” do valor cobrado, que será definida em conjunto por Anatel e Aneel.
Os principais pontos da proposta foram apresentados pelo especialista em regulação da Superintendência de Regulação dos Servidores de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da Aneel, Marcos Vinícius Leite, e o Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.