Brasil | Entidades científicas defendem contribuição de big techs para fundo setorial

Tele.Síntese

O secretário-geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), Sergio Rezende, abriu o evento nesta terça-feira, 30, apresentando algumas demandas de entidades científicas para aumentar os recursos destinados ao desenvolvimento tecnológico no país, entre elas, a cobrança de big techs.

“É preciso ter contribuição das big techs. As big techs estão aí, a contribuição delas é mínima, precisa ter um fundo voltado para isso”, disse o secretário, brevemente, ao destacar reivindicações da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Rezende, que é ex-ministro da Ciência e Tecnologia, entende que outros setores também devem ampliar as contribuições, como o agro. Neste caso, a mudança poderia ser incorporada alterando meios de cobrança já existentes. “Existe um fundo setorial de agronegócio, mas a contribuição dele é pequenininha, enquanto que o agronegócio é muito grande no Brasil e os donos do agro agora sabem muito bem que sem a pesquisa científica, sem a Embrapa, o Brasil não teria um agronegócio tão competitivo quanto tem”, argumentou.
Ler mais…