Brasil | Entidade diz que há ausência de políticas públicas da Anatel e MCom para redes comunitárias
Teletime – Marcos Urupá
Na avaliação do Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil), a recém divulgada pesquisa “Redes Comunitárias de Internet no Brasil”, produzida pelo CGI.Br, mostrou que o acesso significativo à Internet não é um direito assegurado e não faz parte das políticas públicas fundamentais ao cidadão no País. Segundo a entidade, essas redes comunitárias são uma alternativa importante para atender as populações em áreas desatendidas pelos provedores comerciais, por serem sem fins lucrativos e promover a inclusão digital e o acesso a vários direitos e benefícios sociais.
Mas o IBEBrasil aponta que ainda existem obstáculos em relação à implementação de políticas públicas. Marcelo Saldanha, presidente da entidade, destaca que os desafios são grandes por supostas “ausências” do governo. Mais especificamente, do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel ao não avançarem no estímulo e criação de políticas públicas e regulatórias que ofereçam segurança na expansão de redes comunitárias.
Mais informações: https://teletime.com.br/09/09/2022/entidade-diz-que-ha-ausencia-de-politicas-publicas-da-anatel-e-mcom-para-redes-comunitarias/