Teletime – Marcos Urupá
A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), enviou nesta segunda-feira, 7, ofício para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pedindo o cancelamento da consulta pública que regulamenta o uso de postes pelas operadoras de telecomunicações em resolução conjunta com a Anatel. A entidade afirma haver uma série de irregularidades no texto que está em debate pela agência reguladora, como a insegurança dos trabalhadores do setor. Assim, a federação quer evitar a aprovação da nova resolução proposta.
Segundo a entidade, a solução que está sendo proposta de 3% de regularização do passivo enquadrado como prioritário por ano, durante 10 anos, não irá sanar a situação de “falta de respeito”, na avaliação da entidade, às condições técnicas e de segurança para a fixação de redes de telecomunicações nos postes de distribuição. Segundo os engenheiros, a proposta apontada na resolução em debate apresenta riscos para os profissionais que atuam nessas infraestruturas e para a população em geral.
No entendimento da FNE, a situação é grave e permitirá a ocorrência de acidentes. A proposta também recebe críticas de diversas organizações setoriais de telecomunicações.
Mais informações: https://teletime.com.br/07/02/2022/engenheiros-pedem-suspensao-da-consulta-publica-da-aneel-sobre-uso-de-postes/