Brasil | Enel Distribuição SP investe em tecnologia para inspeções na rede subterrânea com uso de drone
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, está investindo no uso de drone para inspecionar a sua rede de distribuição subterrânea. Trata-se de uma tecnologia inovadora entre as concessionárias do setor elétrico brasileiro e irá permitir à companhia executar a atividade com mais agilidade, segurança e precisão por seus eletricistas.
Atualmente, a distribuidora possui 10,7 mil estruturas que dão acesso à rede subterrânea, conhecidas como caixas. Nestes locais, eletricistas realizam regularmente inspeções visuais e instrumentais, que incluem termografias e medições elétricas e de gases, para garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações. Esses espaços são confinados e repletos de transformadores e chaves, o que torna o trabalho complexo e exige treinamentos específicos e reciclagens anuais.
Os procedimentos de segurança para acesso às caixas envolvem a instalação de tripés para içamento dos operadores, garantindo a rápida remoção do ambiente em caso de problemas, e o uso de um detector de gases. A cada três anos, a distribuidora precisa varrer 100% dos transformadores de sua rede subterrânea e periodicamente verificar também os demais ativos para realização da manutenção. Com a utilização de drone, a expectativa é executar essa atividade em menos tempo que o habitual, o que mostra que o equipamento traz ganhos de produtividade ao reduzir o tempo de preparação e execução das atividades.