miércoles, agosto 10, 2022
HomeCOVID-19Brasil | Empresa usa IA para auxiliar no diagnóstico de Covid-19

Brasil | Empresa usa IA para auxiliar no diagnóstico de Covid-19

A empresa paulista Portal Telemedicina utilizou algoritmos de Inteligência Artificial (IA) para a detecção e triagem de Covid-19 em exames de Raios-X e Tomografia, com calibração de modelos para diferentes grupos e remoção de viés de forma automatizada. O projeto foi realizado com apoio da Finep/MCTI.

Segundo Rafael Figueroa, CEO da empresa, o novo modelo de IA foi desenvolvido como uma alternativa ágil e de baixo custo, considerando o avanço rápido da pandemia: “Naquele momento, os resultados dos testes de PCR, até então o principal exame para identificar a doença, estavam demorando dias. O tempo de diagnóstico era fundamental para a tomada dos protocolos sanitários adequados, como o isolamento do paciente. A ideia, então, foi usar essa tecnologia para dar suporte ao diagnóstico e permitir uma tomada de ações mais rápida”, relatou.

Na prática, a automatização desse processo ajudou a acelerar o diagnóstico de Covid-19, apresentando métricas de acurácia entre 90% e 99,5% para todos os modelos, nas avaliações aplicadas em mais de 90 unidades em todo o país. A solução desenvolvida pela empresa atua como uma ferramenta de auxílio no diagnóstico da Covid-19, e também de outras doenças pulmonares, como Infiltrações, Derrame Pleural e Consolidação, priorizando casos graves para que os médicos os vejam primeiro.

A identificação conta com mapa de calor que indica a região identificada pelo algoritmo. As imagens são analisadas por um especialista e, em caso de divergência com as informações apontadas pela Inteligência Artificial, o exame é redirecionado para um segundo especialista realizar o double check, aumentando a assertividade do laudo e com isso e facilitando o início do tratamento de pacientes.

Para Rafael, esse processo facilita o trabalho dos médicos: “Os especialistas ganham na tecnologia uma aliada que garante mais segurança e agilidade no trabalho e, no processo, a IA aprende com os resultados, evoluindo constantemente e aumentando a própria assertividade”.

*Com assessoria de imprensa Finep.

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS