Valor – José Florentino
A Embrapa Gado de Leite quer um futuro com vacas “felizes” produzindo leite carbono neutro com altíssimo padrão de biosseguridade. Para isso, a estatal lançará nesta sexta-feira o hub Silo – Inovação Aberta. Fruto de uma parceria com as empresas que apoiam o programa Ideas for Milk, a iniciativa pretende reunir em seu primeiro ano 12 startups e pesquisadores de 17 universidades para buscar soluções para problemas da cadeia produtiva, como biossegurança, conforto animal e redução das emissões de carbono equivalente.
Paulo Martins, chefe geral da Embrapa, diz que o projeto levará a pesquisa para a cadeia leiteira – e a setores correlacionados – a um novo patamar. O movimento também pretende mostrar aos consumidores que é possível produzir leite de forma humanizada, afirma ele.
O trabalho de inovação aberta contará com apoio da aceleradora Neo Ventures, que selecionará as startups que se dedicarão à solução de problemas de Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Belgo Bekaert, IS Brasil e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), parceiras do projeto.