Valor – Ricardo Bomfim
A usina de açúcar e etanol Granelli, de Charqueada (SP), introduziu com sucesso o blockchain no rastreamento de sua produção, em um projeto-piloto de um ambicioso sistema da Embrapa: o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar). Com a tecnologia, o açúcar mascavo embalado da Granelli já está nas gôndolas dos supermercados com um QR Code que permite aos consumidores saber detalhes sobre como o produto foi feito. A partir deste mês, a novidade chegará também às embalagens do açúcar demerara.
Construído sobre a rede Ethereum, o Sibraar permite o registro de dados como data de produção, variedade da cana, identificação e geolocalização da propriedade rural que forneceu a matéria-prima, além da análise microbiológica do produto, teor de sacarose, umidade e cor do açúcar. Um dos pontos em que a usina vê ganhos com a novidade é a verificação de responsabilidade ESG – sigla em inglês para as boas práticas de governança ambiental, social e corporativa.
Mais informações: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/05/08/embrapa-ja-rastreia-acucar-ate-as-gondolas.ghtml