Brasil | Desenvolvimento do ChatPGFN é tema de destaque no 1º Congresso Nacional da Dívida Ativa

Ministério da Fazenda

Foco no futuro marcou o primeiro dia de atividades do Congresso Nacional da Dívida Ativa, na terça-feira (13/8). Logo após a cerimônia de abertura, o evento — promovido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) — realizou o painel “Recuperação de créditos na Era da Inteligência Artificial: desafios e oportunidades”. E foi confirmado que já está sendo elaborado o ChatPGFN, mecanismo de Inteligência Artificial (IA) generativa que auxiliará a Fazenda Nacional, inclusive na recuperação da dívida ativa.

“Ao mesmo tempo em que celebramos a trajetória da PGFN nos últimos anos, apresentamos a PGFN de amanhã, que vai se consolidar com novas bases”, apontou o assessor especial da PGFN Manoel Tavares de Menezes Netto, mediador do debate.

“O projeto ChatPGFN está em desenvolvimento”, disse o líder de equipe de desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Ronaldo Agra. A nova solução está sendo desenvolvida com focos em missões específicas, como automatizar a triagens de processos através de soluções de IA; permitir a elaboração de relatórios de jurimetria e executar o monitoramento constante da carteira de processo e do sucesso das estratégias judiciais adotadas. O mecanismo utilizará o “Mistral”, alternativa de código aberto, presente no ambiente do Serpro, integrado ao projeto de “nuvem” de dados do governo.

O coordenador do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PGFN, Daniel de Saboia Xavier, deixou claro que o ChatPGFN virá para auxiliar, não para substituir trabalhadores ou soluções tecnológicas existentes, já desenvolvidas pela Procuradoria. “É claro que entraremos no mundo da IA generativa, mas com responsabilidade, sabendo onde estamos pisando. Não há possibilidade de qualquer GPT substituir o trabalho já feito por colegas, inclusive na construção de ferramentas já existentes para a recuperação de créditos”, apontou.
Ler mais…