Brasil | Com 28,6% de market share em TV paga, Sky quer ser considerada operadora de pequeno porte

Telesíntese

A Sky pediu à Anatel para deixar de ser considerada uma prestadora com poder de mercado significativo e ser vista como uma prestadora de pequeno porte. A empresa é a segunda maior operadora de TV por assinatura do país, com 3,3 milhões de clientes, o que equivale a 28,9% de market share. Perde apenas para a Claro, que possui carteira com 5,39 milhões de usuários (46,1%).

A petição tece argumentos conjunturais. Nos últimos anos, o mercado de TV paga vem encolhendo. A Sky, por exemplo, perdeu cerca de 700 mil assinantes apenas em 2023. E 2015, seu auge, chegou a ter 5,7 milhões de contratos. À época, era a única operadora do tipo a atender todo o território nacional, por utilizar satélite. A tecnologia DTH, no entanto, sofre com o avanço da fibra óptica por provedores regionais, que chegam a locais onde infraestrutura de TV paga não chegava no passado, e levam consigo a opção de assinatura de streaming e IPTV.

Justamente por conta das transformações do mercado de comercialização de TV e conteúdo audiovisual que a Sky pediu à Anatel para não ser mais considerada relevante no segmento e, dessa forma, se livrar de maior carga regulatória.

Ler mais…