Brasil | Cenário desafiador é estímulo para a inovação

Valor – Martha Funke

Produtividade, sustentabilidade, custos e qualidade estimulam a inovação na área de saneamento, com apoio de parceiros como os próprios concorrentes, players institucionais, academias e startups.

A paulista Sabesp é uma das mais aguerridas. Tem projetos maduros, como agências inteligentes e pipe bursting, uma espécie de broca que substitui tubulações antigas por novas. Hidrômetros inteligentes, instalados inicialmente em 500 grandes clientes, ganham expansão com queda de preços ou uso de tecnologia para agregar inteligência aos 100 milhões de equipamentos em uso.

A companhia aposta em testes e em inovação aberta e se tornou pioneira em incluir na tarifa esforços de P&D e inovação. Com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), abriu sua terceira chamada pública, com R$ 50 milhões, 41 propostas em 30 temas e 15 selecionados. Outra será aberta no fim do ano, para selecionar startups.

Leia mais: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/09/01/cenario-desafiador-e-estimulo-para-a-inovacao.ghtml