Brasil | BV amplia acordo com Google Cloud para inovação

Valor – Álvaro Campos

Aplicativos como Waze, Spotify e Netflix são conhecidos por utilizar dados para conhecer melhor o comportamento do cliente e fazer sugestões, reduzindo atritos e melhorando a experiência de quem usa esses serviços. No mundo financeiro, isso ainda não existe na mesma escala, mas o BV (antigo Votorantim) pretende dar esse passo. O banco ampliou uma parceria iniciada com o Google Cloud em 2020 e fechou uma aliança estratégica de transformação digital de sete anos centrada em coinovação.

Por meio do uso intensivo de inteligência de dados, a parceria terá como objetivo redesenhar a experiência do cliente, ampliar o potencial das plataformas abertas e criar novos produtos digitais. São cerca de 150 profissionais envolvidos no projeto, que já elaboraram mais de cem hipóteses para novas ofertas. Elas estão divididas em três grandes bloco: ofertas mais personalizadas; prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro; e aceleração da adoção de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) no parque de modelos estatísticos. Hoje, o banco tem 180 modelos internos, que envolvem concessão de crédito, segmentação de clientes, precificação e recuperação de crédito, entre outras áreas.

“Teremos produtos e serviços totalmente individualizados e de acordo com a necessidade e o momento de vida do cliente. Os produtos serão entregues por qualquer dispositivo, de celular a computador de bordo do veículo, no mundo real ou no metaverso”, diz Gabriel Ferreira, CEO do banco BV.

Leia mais: https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/02/21/bv-amplia-acordo-com-google-cloud-para-inovacao.ghtml