Brasil | BNDES dará crédito a empresas comprometidas com melhora de indicadores ESG

Valor

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concederá, através do programa BNDES Crédito ASG, financiamentos com destinação livre — ou seja, para usos diversos, e, portanto, sem relação necessária com um projeto de investimento — a empresas que se comprometerem a melhorar seus indicadores de sustentabilidade. Aquelas que cumprirem as contrapartidas mínimas e atingirem as metas estipuladas pelo programa terão redução na taxa de juros.

A princípio, o BNDES Crédito ASG será destinado a empresas de segmentos específicos: cadeia da madeira voltada para reflorestamento, fabricantes de equipamentos para a cadeia de energia renovável e de eficiência energética, mineração, siderurgia. Esses quatro setores têm grande potencial de melhorias em termos ambientais. Já o quinto setor, que possui maior potencial de impacto social do que ambiental, é o de provedores de internet de pequeno porte. O aumento da oferta de conectividade é uma das metas do Plano Trienal do BNDES 2020-2022.

Segundo o banco de fomento, a seleção desses segmentos se deve ao fato de serem claramente vinculados à agenda ASG — sigla de ambiental, social e de governança (do inglês ESG) — ou por necessitarem de apoio em direção à transição para tecnologias mais limpas. Em nota, o BNDES destacou que espera-se que, em um segundo momento, a partir de um maior entendimento dos efeitos positivos gerados, a oferta do programa seja estendida para outros setores.

Mais informações: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/08/10/bndes-dara-credito-a-empresas-comprometidas-com-melhora-de-indicadores-esg.ghtml