OMinistério das Comunicações concluiu a meta de fiscalizar todas as 27 capitais brasileiras com a Blitz da Telefonia Móvel até o final de 2024. A iniciativa é uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para verificar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel, como velocidade e cobertura de sinal.
“Criamos a Blitz da Telefonia Móvel no ano passado por causa das reclamações que recebemos de problemas no serviço prestado em diversas cidades do Brasil. Montamos esta força-tarefa com a Anatel para fiscalizar in loco a situação nos principais pontos das capitais. Além disso, criamos parâmetros mais rigorosos para atestar a qualidade do serviço e poder oferecer à população ainda mais conectividade”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Cada capital teve 21 pontos estratégicos de verificação de sinal. A ação utiliza equipamentos para avaliar a qualidade do sinal das operadoras, com o objetivo de elevar os padrões de serviço. Os locais escolhidos foram os de maior circulação de pessoas, como rodoviárias, aeroportos, universidades, centros comerciais, pontos turísticos e postos de saúde. Com isso, o Ministério das Comunicações e a Anatel agiram em mais de 550 áreas para medição de sinal.