Brasil | Anatel atua para manter e recuperar acesso da população gaúcha e catarinense aos serviços de telecomunicações

Anatel

os últimos dias, centenas de municípios dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram severamente impactados por eventos climáticos – sem precedentes em abrangência e dimensão – que ocasionaram o alagamento das cidades e áreas rurais, provocando, além de mortes e desabrigados, a destruição de casas, ruas, postes, rodovias, hospitais, entre outros, e repercussões severas nas infraestruturas de água, energia e telecomunicações, conforme amplamente acompanhado por todos os cidadãos brasileiros.

A Anatel adotou medidas para o enfrentamento da situação de emergência coordenando as prestadoras de serviços na avaliação situacional e resposta aos incidentes, e promovendo o compartilhamento de informações entre os agentes setoriais e com órgãos de governo.

O principal objetivo é recuperar os serviços afetados da forma mais célere possível pois as comunicações exercem função fundamental tanto para os órgãos de defesa civil, quanto para os cidadãos que estão na região afetada. Abaixo relatório de impactos no serviço de telefonia móvel:

Telefonia móvel (Boletim de 07/05 às 17hs):

Estado do Rio Grande do Sul – 497 municípios no total:

– 265 municípios sem afetação;

– 226 municípios com afetação parcial, onde há ao menos uma prestadora com sinal;

– 6 municípios com afetação total, onde nenhuma operadora está com sinal disponível. São eles: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Pouso Novo e Progresso.

Estado de Santa Catarina – 295 municípios no total:

– 278 municípios sem afetação;

– 17 municípios com afetação parcial, onde há ao menos uma prestadora com sinal;

– Nenhum município 100% afetado.

Ver mais…