jueves, agosto 11, 2022
HomeREDESBrasil | 5G cria oportunidades no setor elétrico

Brasil | 5G cria oportunidades no setor elétrico

Uma das tendências no setor de energia com a chegada do 5G é o maior estímulo à adoção das redes inteligentes (smart grids).

Valor – Gabriela Ruddy

A chegada da rede 5G ao Brasil em 2022 abre um novo leque de oportunidades para o setor elétrico no país, apontam especialistas. O 5G vai permitir conexões mais rápidas e um tráfego maior de dados, possibilitando, assim, o surgimento de serviços que exigem aplicações em tempo real e de tempo de resposta quase imediato.

Uma das tendências no setor de energia com a chegada do 5G é o maior estímulo à adoção das redes inteligentes (“smart grids”), que permitem a medição à distância dos dados de consumo. As “smart grids” aplicam recursos digitais e de tecnologia da informação no sistema de distribuição de energia. Com isso, será possível monitorar em tempo real o consumo e identificar problemas na rede, além de acionar dispositivos para evitar desligamentos.

“O 5G vai possibilitar o tráfego de um número maior de dados. A maior velocidade e segurança possibilita a adoção dessas redes virtuais, sem exigir grandes investimentos em infraestrutura por parte da indústria”, explica o gerente da companhia de engenheira e tecnologia CAS Tecnologia, Octavio Brasil.

Leia mais: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/12/16/5g-cria-oportunidades-no-setor-eletrico.ghtml

DPL News
DPL Newshttps://dplnews.com/
Digital Policy & Law es una empresa especializada en el análisis estratégico de las políticas públicas de telecomunicaciones, TIC y economía digital.

Publicidad

LEER DESPUÉS