Bitso designa Bárbara Espir como Country Manager do Brasil
Bitso, a empresa de serviços financeiros impulsionados por cripto líder na América Latina, anunciou Bárbara Espir como a nova Country Manager (Diretora Geral) no Brasil. A nomeação ocorre em um momento de crescimento da empresa no país, assim como na América Latina, e de expansão nos negócios B2B graças à divisão Bitso Business, que oferece a infraestrutura de pagamentos para empresas internacionais que buscam operar no mercado brasileiro de forma regulamentada e com conexão direta ao PIX.
Espir desenvolveu uma importante carreira dentro da Bitso, onde atuou como vice-presidente da área Legal na América Latina, e foi a primeira brasileira contratada pela Bitso em 2019; durante sua trajetória na empresa, participaram do início das operações da Bitso na Argentina, Colômbia e Brasil, rodadas de investimento e participação em várias das alianças estratégicas da companhia, além de ter um desempenho sólido no cumprimento regulatório.
“Para mim é um privilégio e uma honra estar à frente desta empresa que admiro tanto e na qual vi de perto seu crescimento desde o início. Estou muito orgulhosa da equipe de bitsonautas tão talentosa que formamos aqui no Brasil: profissionais que têm uma grande dedicação e compromisso com o propósito da Bitso de transformar as finanças de um número cada vez maior de pessoas, assim como de ajudar as empresas a expandir seus negócios para novos mercados”, expressou Bárbara Espir, conhecida como Babi, a nova Country Manager da Bitso no Brasil.
Em apenas três anos de sua chegada ao Brasil, a Bitso consolidou um lugar importante entre as maiores e mais confiáveis empresas do setor. A companhia tem impulsionado a colaboração com autoridades locais para avançar no processo de regulamentação do mercado, contribuindo assim de forma ativa para promover um ambiente seguro com maior inclusão e liberdade financeira tanto para empresas quanto para as pessoas.
Atualmente, o Brasil é o país com o crescimento mais rápido em termos de proporção de usuários da Bitso. De acordo com o último Panorama Cripto na América Latina, o país teve um crescimento anual de usuários de 18%, o maior da região, superando 1,8 milhões de pessoas que utilizam a plataforma no país. Por outro lado, no segmento corporativo, o Bitso Business triplicou o número de clientes institucionais ativos em 2023.
“O Brasil é um dos maiores mercados de cripto do mundo: tanto as pessoas quanto as empresas continuam descobrindo cada vez mais os benefícios de utilizar a tecnologia blockchain, as moedas estáveis e uma infraestrutura de pagamentos moderna e segura que permite impulsionar suas finanças e negócios. Hoje, a Bitso tem uma posição diferenciada em termos de cobertura regulatória, liquidez, segurança e conexão com sistemas de pagamento locais em todos os países onde operamos”, acrescentou Babi.
Por outro lado, a nomeação também marca um momento significativo para o mercado, já que Espir se torna a primeira mulher a liderar uma empresa de cripto no Brasil, reafirmando o compromisso da companhia com a inclusão e a diversidade no mercado financeiro digital.
“Ser a primeira mulher a dirigir uma empresa de cripto no Brasil é um orgulho e estou muito feliz de ser um exemplo para tantas mulheres talentosas que temos no nosso país. Uma das minhas missões pessoais é inspirá-las e mostrar que o caminho para crescer é através de uma cultura de esforço e empoderamento, independentemente do gênero. Além disso, alcançar a equidade não é uma questão de privilégios, mas sim um passo importante para garantir que tanto os produtos quanto os processos de tomada de decisões no âmbito financeiro sejam cada vez mais diversos e inclusivos”, manifestou Babi.
Espir tem ampla experiência no mercado fintech global, tendo trabalhado no Brasil, Estados Unidos e México. É licenciada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui um mestrado em mercados financeiros e de capitais pelo Insper e outro pela Stanford Law School, com foco em capital de risco, blockchain e energias renováveis. Além de seu trabalho na Bitso, também é membro do Conselho Consultivo da Vivalá, onde colabora com o governo estratégico da empresa e assessora mulheres na tecnologia.