Anatel participa de evento sobre banda larga na Suécia e 6G na Finlândia

O conselheiro Artur Coimbra, representando a Anatel, participou do evento Broadband for All e de visitas técnicas à sede da Ericsson e a uma escola técnica na Suécia. O evento contou com a participação de 120 formuladores de políticas e reguladores de 31 países em todos os continentes. 

O Brasil contou com as delegações do Ministério das Comunicações (ministro Juscelino Filho; secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão; chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Fued Nacif; além de assessores de imprensa) e da Anatel (conselheiro Artur Coimbra e assessora Kátia Dutra).

O conselheiro Artur Coimbra participou de painel ao lado do subsecretário de Comunicação e Mídia do Departamento de Infraestrutura, Transporte, Desenvolvimento Regional e Comunicações da Austrália, Richard Windeyer. Eles abordaram o impacto das Open APIs (Application Programming Interface, ou “Interface de Programação de Aplicações) para o avanço da digitalização e da influência da regulamentação de telecomunicações existente frente à nova estrutura de mercado. As APIs permitem o intercâmbio de informações entre diferentes linguagens de programação e sistemas

Leia também: Reconhecimento facial endossa preconceito algorítmico, afirmam especialistas

Discutiu-se sobre o impacto de Open APIs para o avanço da digitalização, especificidades das diferentes regras já existentes, como a Lei dos Serviços Digitais (DSA) e a Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, em comparação com ambientes com nenhuma ou pouca definição regulatória sobre o tema.

O conselheiro destacou que “as Open APIs nas redes 5G podem ter o mesmo impacto na sociedade que teve a abertura do ecossistema de desenvolvimento de apps para smartphones, com as lojas de aplicativos, há cerca de 15 anos. Quando o potencial de desenvolvimento e disrupção é grande, porém imprevisível, a história mostra que compartilhar o ecossistema de desenvolvimento, em vez de monopolizá-lo, traz melhores resultados para todos.”

Já o ministro Juscelino Filho apresentou as ações desenvolvidas pela pasta para a inclusão digital dos brasileiros, além de novas perspectivas para o futuro do país em relação à conectividade. Além disso, representantes de Canadá, Espanha, Malásia, Japão, dentre outros, expuseram os desafios de massificar o acesso à internet com conectividade significativa em seus territórios.

Com informações da Anatel