Anatel começa a notificar operadoras para o desbloqueio do X no Brasil

Ontem, 8, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) constatou o pagamento das multas do X totalizadas em R$ 28 milhões de reais, bem como o cumprimento de outras obrigações, liberando o bloqueio da plataforma no Brasil. Nesta quarta-feira, 9, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passou a notificar as operadoras.

Até o fim do dia de ontem, a assessoria da agência informou não ter recebido nenhuma notificação para tal. Leia a declaração na íntegra:

“Atendendo determinação do Supremo Tribunal Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações começou a notificar nesta quarta-feira (9/10) as prestadoras de serviços de telecomunicações para que permitam a seus clientes o acesso à plataforma X. Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades. A suspensão temporária do acesso ao X havia sido determinada pelo próprio STF diante da recusa da plataforma em obedecer a decisões judiciais.”

Tendo como parâmetro o tempo de bloqueio que foi de menos de 24 horas, é esperado que os usuários brasileiros tenham seu acesso à rede social X completamente restabelecido até amanhã, 10 de outubro.