América Latina registra crescimento significativo no protocolo BGP, aponta especialista
Evento LACNIC 40 destacou aumento de prefixos de BGP na região e os desafios de segurança na internet
Alejandro Acosta, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento no LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe), ofereceu uma visão abrangente sobre o estado atual do BGP (Border Gateway Protocol) na América Latina. Durante sua apresentação no evento LACNIC 40, ele apresentou estatísticas e tendências relacionadas a este protocolo na região.
O especialista observou um aumento no número de anúncios de prefixos de BGP o que representa um indicativo do desenvolvimento da infraestrutura de internet na América Latina e Caribe.
“Desde 2017, o número de prefixos de IP anunciados por sistemas autônomos da região tem aumentado significativamente, começando ligeiramente acima de 80.000 e chegando a 118.492 em 23 de setembro de 2023. Isso indica um crescimento no desenvolvimento de serviços de internet na América Latina”, informou.
Leia: Maioria de sites bloqueados na internet são de pirataria e apostas online
Além disso, Acosta destacou o crescimento significativo no número de Sistemas Autônomos (ASNs na sigla em inglês), apontando para um aumento de aproximadamente 5.000 ASNs nos últimos cinco anos.
Outros pontos de destaque incluíram o número de sistemas autônomos que fazem trânsito. A quantidade de endereços IP anunciados e o fator de desagregação na região, totalizou 2.331 em 23 de setembro de 2023; o que segundo o especialista, indica uma maior conectividade regional e internacional.
Embora esses números indiquem um progresso considerável na América Latina e Caribe, vale ressaltar que os dados se referem apenas ao IPv4. Acosta acredita que informações sobre o IPv6 só estarão disponíveis daqui a três ou cinco anos.
Incidentes críticos de BGP na internet
Embora o BGP seja frequentemente responsabilizado por interrupções na internet, Doug Madory, diretor de Análise da Internet da Kentik, argumenta que muitas vezes ele é apenas o sintoma, não a causa. A evolução contínua do BGP e esforços para melhorar sua segurança demonstram a importância deste protocolo que é vital para o funcionamento da internet.
O especialista compartilhou insights sobre incidentes famosos que afetaram a integridade e a segurança da internet ao longo dos anos, como o vazamento de Allegheny Tech considerado um dos incidentes mais destrutivos já ocorridos, no qual um otimizador de rota introduziu cerca de 29.000 rotas no BGP, afetando adversamente grandes empresas como Cloudflare e Hotline. Ele enfatizou a complexidade de lidar com incidentes desse tipo, que são frequentemente sintomas de problemas mais amplos.
Também pode interessar: Aluguel de endereços de IP é uma solução para o esgotamento do IPv4?
Madory também enfatizou a importância das Route Origin Authorizations (ROAs) na segurança do BGP e a necessidade de os provedores rejeitarem boletins de rota inválidos. Ele ressaltou que a colaboração e a vigilância contínua são essenciais para mitigar ameaças no BGP.
Sobre ataques recentes, Madory destacou os feitos contra criptomoedas e recomendou à comunidade, adoção de práticas de segurança robustas, como a criação de rotas de divisão baseadas em endereços, para proteger suas redes contra esses ataques.