A Alloha Fibra, quinta maior operadora em número de assinantes e extensão de fibra óptica do país, e um dos maiores players independentes neste segmento, acaba de desenvolver a LuminAI, plataforma de Inteligência Artificial (IA) generativa desenvolvida, com 100% de recursos próprios, para transformar a maneira como seus colaboradores interagem com o universo de dados da companhia.
De forma simples, a LuminAI permite que os colaboradores dos escritórios façam perguntas sobre o negócio, em português, e recebam respostas instantâneas, precisas e já visualmente organizadas. A iniciativa destaca a transformação digital da Alloha Fibra e reforça sua cultura orientada a dados, traduzindo-se em um ganho de produtividade de até 90%: tarefas que levariam horas são resolvidas em aproximadamente 15 segundos, com a plataforma sendo capaz de analisar cinco milhões de linhas de dados em segundos, mesmo sem a necessidade de conhecimento técnico por parte do usuário. A solução implementa ainda uma camada de segurança, que garante a entrega de análises apenas das informações que estejam disponíveis para o perfil de acesso de cada usuário.
De acordo com Marcelo Galvão, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Alloha Fibra, o objetivo é quebrar as barreiras que separam as pessoas dos dados. “A LuminAI é uma ferramenta que estimula a autonomia. Em vez de abrir um chamado, o colaborador abre uma janela de chat e pergunta por exemplo, ‘qual a nossa base de clientes em determinado local, segmentado por cidade?’. Em segundos, a LuminAI entrega informação pronta para virar insight”, explica o executivo.
A LuminAI usa um sistema de IA dupla para máxima precisão e segurança. Um motor interno analisa os dados da empresa para dar respostas factuais, enquanto uma IA externa, de mercado, adiciona contexto estratégico. Além disso, um orquestrador proprietário, um software desenvolvido internamente pela Alloha, funciona como uma barreira de segurança, garantindo que a IA externa nunca acesse os dados brutos da empresa, o que assegura totalmente a confidencialidade e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Na prática, o impacto da LuminAI desencadeia uma otimização do dia a dia dos colaboradores da empresa, que, com esses dados em mãos, transformam insights em estratégias para os desafios da Alloha.
Após uma fase piloto iniciada no segundo semestre de 2025 com voluntários de áreas estratégicas como Vendas, Comercial e Finanças, a LuminAI entra agora em sua primeira fase de lançamento. A ferramenta será disponibilizada, num primeiro momento, para cerca de 500 colaboradores que compõem a “Comunidade de Dados” da Alloha Fibra. A visão de longo prazo é expandir o acesso para todos os colaboradores, consolidando-a como a principal interface de acesso à informação na companhia.
Segundo Galvão, esta entrega faz parte de uma iniciativa maior. “Estamos trabalhando firmemente para termos uma companhia cada vez mais Data Driven, capacitando nossas equipes para serem mais analíticas e autônomas. A LuminAI não substitui a análise humana, ela a potencializa. Liberamos nossos especialistas de dados da tarefa de gerar relatórios repetitivos para que possam focar no que realmente agrega valor: a análise estratégica complexa. Este é um salto exponencial em maturidade de dados e uma clara vantagem competitiva”, conclui.