Alloha Fibra conclui integração de sistemas de TI e alcança maior produtividade

A Alloha Fibra, quarta maior operadora de fibra óptica do Brasil em número de assinantes e o maior player independente neste segmento, passou por uma jornada rumo à transformação digital do negócio. A Companhia, que operava com 89 sistemas principais, diferentes e descentralizados, iniciou em setembro de 2023 uma integração que reduziu esse número para apenas 17 sistemas em uma arquitetura digital centralizada. Esta mudança não apenas redesenha o panorama tecnológico e estratégico da empresa, mas também oferece uma melhor experiência para quase 1,6 milhão de clientes.

Com a construção de diversos centros de competência, compostos por mais de 150 funcionários especializados em todos os segmentos operacionais da empresa, cerca de 600 atividades de desenvolvimento de sistemas foram realizadas até o final do primeiro semestre de 2024, garantindo o sucesso do processo de consolidação da área de TI e do parque de sistemas da empresa.

Além disso, a unificação das operações trouxe benefícios significativos para os colaboradores da Companhia. Com uma plataforma única e padronizada, o processo de imersão e treinamento de funcionários, por exemplo, tornou-se mais eficiente.

Marcelo Galvão, vice-presidente de Tecnologia da Informação da Alloha Fibra, liderou a iniciativa. Ele destaca que a fragmentação anterior representava uma barreira significativa em termos de comunicação e eficiência operacional, impedindo um atendimento padronizado e ágil, independentemente da região em que o cliente estava localizado.

“A integração resultou em um aumento de produtividade de 10% a 25%, refletindo em um salto de qualidade que vai acelerar a entrega de novas funcionalidades e melhorias no atendimento. Esta consolidação não se limita apenas às operações internas, mas também se estende à oferta de benefícios aos nossos assinantes”, afirma Galvão.

O avanço na redução de sistemas permitiu uma maior sinergia entre setores de call center, televendas, faturamento, cobrança, técnicos de campo e escritórios de serviços, unificando processos e apuração de resultados. Com isso, todas as equipes da organização têm acesso às mesmas informações, com linguagem padronizada, reduzindo as chances de erros e aumentando a velocidade no atendimento.

Após um período em que realizou uma série de aquisições de empresas do mercado de internet de banda larga fixa, a Alloha Fibra revisou seu modelo de negócio e simplificou estruturas para buscar maior eficiência operacional. Além da integração de sistemas, foi realizada uma reestruturação societária e a unificação de nove marcas comerciais, adotando uma nova abordagem em duas unidades: B2C, voltado para vendas diretas ao consumidor por meio da marca Giga+ Fibra, e B2B, com a Giga+ Empresas, que atende o segmento corporativo, operadoras e ISPs, a fim alcançar novos patamares de sucesso e liderança no setor.

“Optamos por elevar o padrão, escolhendo os melhores recursos das nove marcas que foram incorporadas para proporcionar uma experiência de ponta aos nossos clientes. Isso refletirá em redução do tempo de espera, seja por internet ou telefone, para o agendamento de instalações ou reparos de equipamentos residenciais, entre outros. Tudo isso com uma única equipe muito mais robusta e ágil”, garante Galvão.

A nova formatação consolidou as marcas Sumicity, Click Telecom, Giga+ Fibra, Univox Fibra, VIP Telecom, Niu Fibra, Ligue Telecom, Mob Telecom e Wire, fortalecendo a imagem da empresa no mercado de banda larga fixa por fibra óptica.