Alares transforma a educação para mais de 12 mil alunos com internet de alta velocidade

A Alares, operadora de telecomunicações sediada em São Paulo (SP) e presente em 7 estados de 228 cidades brasileiras, dobrou o número de escolas públicas beneficiadas na parceria firmada com o Instituto Escola Conectada, referência na promoção da inclusão digital na educação.

A parceria, que teve início em abril de 2024, já beneficia mais de 12 mil alunos em escolas localizadas nos municípios de Varginha (MG), Sorocaba (SP), Ourinhos (SP), Mococa (SP) e Caridade (CE). Cada instituição recebe uma estrutura de conexão, que fornece conectividade de 500 Mega, garantida por um período de 36 meses.

“Acreditamos que a conectividade é um direito e uma ferramenta poderosa de transformação social. Nossa parceria com o Escola Conectada vai muito além de fornecer internet; aliás, ela se traduz em oportunidades reais de aprendizado para mais de 12 mil alunos. Ver o impacto direto dessa iniciativa nas salas de aula nos motiva a continuar expandindo esse projeto, reafirmando nosso compromisso de construir pontes para um futuro mais equitativo por meio da educação”, afirma Paloma Mansano, Diretora de Relações Institucionais da Alares. 

A iniciativa viabiliza o uso de recursos digitais essenciais para as demandas do ensino moderno, como pesquisas de dados, expansão do letramento digital e auxílio no aprendizado de línguas por meio da pesquisa de conteúdo em inglês.

É o caso da Escola Municipal Professor Antônio Domingos Chaves, em Varginha (MG). Segundo dados do monitoramento da ONG, a escola reportou aumento da participação dos alunos, melhora no aprendizado de conteúdos acadêmicos, aumento da motivação dos alunos e acesso a novos recursos pedagógicos após o uso intensivo da internet e das tecnologias.

“Mais do que conectar escolas, estamos criando um ambiente de aprendizado preparado para o século XXI. Com a parceria da Alares, estamos levando mais do que internet, estamos oferecendo a infraestrutura necessária para que professores e alunos explorem todo o potencial do ensino digital. O impacto dessa colaboração vai muito além dos números; ela está nas novas habilidades, na criatividade e na esperança que estamos plantando em cada sala de aula que se torna conectada”, destaca Fernanda Prado, Gerente Geral do Instituto Escola Conectada.

O Instituto Escola Conectada está presente em mais de 700 escolas em 13 estados brasileiros. A instituição mapeia as escolas com mais necessidades de conectividade e apresenta uma lista de candidatas à Alares, que, por sua vez, realiza um estudo de viabilidade técnica para garantir a entrega do serviço com a máxima performance.

O modelo de sustentação da ONG demonstra a força da colaboração: a cada R$ 1 investido pelo instituto, parceiros como a Alares convertem esse valor em R$ 7 equivalentes em serviços de conectividade, mostrando um efeito multiplicador de alto impacto social.

Com a meta de 2025 dobrada em relação à meta estipulada, a Alares planeja os próximos passos do projeto, reafirmando seu compromisso de longo prazo com a redução da desigualdade digital e o fortalecimento da educação brasileira.