Assinada também por entidades de diferentes setores e países, o documento reafirma posicionamento de prejudicialidade da proposta de compartilhamento de custos, inclusive para a concorrência
Entidades e indivíduos de diferentes setores voltam a expressar preocupação sobre a tendência internacional de introduzir mecanismos de pagamentos diretos (conhecido como Fair Share) dos fornecedores de conteúdos e aplicações (CAPS) para operadores de telecomunicações em todo o mundo.
A única signatária brasileira na declaração timbrada pela Internet Society, é a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações).
Entre os principais argumentos dos assinantes (veja a lista ao final do texto) está a potencial prejudicialidade da proposta, não apenas para as operadoras de telecomunicações, mas também para a livre concorrência e diversos aspectos da conectividade global.
As entidades e indivíduos que assinam esta declaração pública enfatizam que essa abordagem pode ter implicações significativas para a pluralidade dos meios de comunicação, a proteção do consumidor, a inovação, a qualidade do serviço e a neutralidade da rede.
Outro importante questionamento levantado é se existe evidência de alguma falha de mercado de interconexão que justifique a implementação do compartilhamento de custos. “Até o momento, de acordo com reguladores e organizações relevantes, não foram encontradas evidências que justifiquem uma intervenção regulatória desse tipo em qualquer parte do mundo” diz o documento.
Em novembro, a Anatel abrirá uma tomada de subsídios para colher respostas para o mesmo questionamento.
Apoiadores:
- ABRINT – Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, Brazil
- Centre for Internet and Society, India Derechos Digitales, Chile
- Digital Medusa, New York
- EDRI, Belgium
- Electronic Frontier Foundation (EFF), United States
- Epicenter.works, Austria
- Hermes Center, Italy
- Homo Digitalis, Greece
- Instituto Nupef, Brazil
- ITS – Instituto de Tecnologia e Sociedade, Brazil
- Internet Freedom Foundation, India
- IPANDETEC, Panama
- ISOC Brazil, the Brazilian Chapter of the Internet Society
- IT-Pol, Denmark
- Open Rights Group, United Kingdom
- OpenNet, S. Korea CDT, United States
- Politiscope, Croatia
- SUPERRR Lab, Germany
- The Internet Society
- The Lisbon Council, Belgium
- Wikimedia Deutschland, Germany