A TIM Brasil está impulsionando a expansão do 5G por meio de acordos com a American Tower, Nokia e Huawei

Leer en español
A TIM Brasil investirá na modernização de 6.500 sites 4G e 5G e na unificação de 9.000 torres com a American Tower até 2034, beneficiando mais de 12 milhões de usuários com maior cobertura e eficiência energética.

A TIM lançou um ambicioso projeto de modernização de rede, que inclui a atualização de mais de 6.500 sites 4G e 5G no Brasil e a assinatura de um contrato com a American Tower abrangendo 9.000 torres.

Nesta quinta-feira, a empresa de telecomunicações anunciou acordos com a Nokia e a Huawei para modernizar 6.500 locais em 15 capitais e áreas metropolitanas.

Com esse desenvolvimento, que ocorrerá ao longo dos próximos dois anos, a TIM Brasil busca fortalecer a capacidade, a cobertura e a eficiência energética de sua rede, o que beneficiará mais de 12 milhões de usuários .

A empresa explicou que os investimentos começarão a ser implementados a partir de abril de 2026 e fazem parte de sua estratégia de evolução de infraestrutura sustentável.

A TIM unifica acordos com a American Tower.

Por outro lado, o Conselho de Administração da TIM aprovou a conclusão de um acordo com a American Tower para unificar os termos de sua aliança comercial para o arrendamento de torres.

Dessa forma, os 9.000 locais, que representam cerca de 30% de toda a infraestrutura da TIM, onde a empresa está presente, permanecem sob o mesmo acordo até 2034.

As empresas renegociaram as cláusulas contratuais de sua relação comercial de acordo com as condições atuais do mercado, embora não tenham especificado quais condições foram alteradas em seus contratos.

Segundo a operadora, isso simplifica e aumenta a eficiência da gestão do parque de infraestrutura, gerando maior sustentabilidade e previsibilidade de despesas para atender ao plano de desenvolvimento da rede .

Expansão do 5G e liderança em qualidade

Em 2025, a TIM expandiu sua cobertura 5G para 1.089 municípios em todo o país , quase dobrando as 607 cidades alcançadas em 2024. Agora, sua rede fornece conectividade para mais de 120 milhões de pessoas.

Segundo a empresa, o tráfego médio de dados na rede de quinta geração representa 35% do consumo total de seus clientes, com picos próximos a 50% nas capitais.

O caso de São Paulo se destaca como um dos mais representativos: a cobertura passou de 94 municípios em 2024 para 252 em 2025, um crescimento de 168%, que hoje atinge 90% da população do estado.

De acordo com um estudo da Opensignal publicado em 2025, a TIM liderou em São Paulo em três indicadores-chave de desempenho do 5G: qualidade consistente, experiência de confiabilidade e experiência de velocidade de download.

Apesar do crescimento em capacidade e cobertura, a TIM registrou uma redução de quase 15% no consumo total de energia em São Paulo, graças ao uso de equipamentos mais modernos e práticas operacionais voltadas para a sustentabilidade.

A empresa enfatizou que essa abordagem está alinhada com sua agenda de sustentabilidade , que busca expandir a conectividade e melhorar a experiência do cliente sem aumentar o impacto ambiental.