Leer en español
A Intel aproveitou sua participação na CES 2026 em Las Vegas para apresentar uma atualização mais abrangente sobre sua nova geração de processadores Intel Core Série 3 , codinome Panther Lake , que se caracterizam por um salto significativo de desempenho em relação à geração anterior, especialmente para aplicações de Inteligência Artificial (IA). A empresa também apresentou sua nova estratégia para a linha de placas gráficas ARC.
Os processadores Intel Core série 3 são os primeiros fabricados com a tecnologia de processo 18A da Intel, que inclui inovações como a incorporação pioneira de Ribbon FETs (tecnologia Gate-All-Around). Essa tecnologia permite um controle mais preciso da corrente elétrica, resultando em maior eficiência energética e melhor desempenho. Jim Johnson, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Computação para Clientes da Intel, explicou que a nova geração também inclui melhorias como o PowerVia , que aprimora o fluxo de energia e a transmissão de sinais.
Essa arquitetura geralmente oferece benefícios como uma melhoria de 15% no desempenho por watt, mais de 30% na densidade de chips e 40% de eficiência energética.
Uma das principais inovações desta nova geração é a introdução de uma GPU integrada em seu próprio chiplet . Os novos Intel Core Ultra X9 e X7 serão os primeiros processadores com gráficos Intel Arc, projetados especificamente para cargas de trabalho avançadas, como jogos , criação de conteúdo e produtividade.
Os modelos de ponta contam com até 16 núcleos de CPU , 12 núcleos Xe e 50 TOPS de NPU , oferecendo até 60% mais desempenho multithread, além de um desempenho de jogos mais rápido, com mais de 77% de desempenho e até 27 horas de duração da bateria.

Dan Rogers, vice-presidente e gerente geral de produtos para PC da Intel, apresentou os novos recursos gráficos da placa integrada Intel ARC B390, que oferece 50% mais núcleos gráficos, o dobro de cache, melhoria de 53% no desempenho de IA e até 73% mais FPS, superando as placas gráficas Radeon da concorrente AMD.
Com essa nova GPU, a empresa apresentou a Multi Frame Generation , sua própria solução de geração de quadros com inteligência artificial, que permite gerar até três quadros de IA para cada quadro renderizado.
Durante a apresentação, foi destacado o desempenho da nova Intel ARC em jogos como Battlefield 6, desenvolvido pela EA, que oferece até 145 quadros por segundo (fps) com alto nível de detalhes.
Além dos laptops , Rogers indicou que essa nova geração de placas gráficas permitirá à Intel entrar em novos mercados, como o de consoles portáteis para jogos, com fabricantes como Acer e MSI já trabalhando em novos dispositivos. Esse mercado é atualmente dominado quase que inteiramente pela AMD, com exemplos claros como o Lenovo Legion Go e a linha ASUS ROG Ally .
Os primeiros dispositivos com processadores Intel Core Ultra Série 3 estarão disponíveis para pré-encomenda a partir de 6 de janeiro de 2026, com o lançamento oficial em 27 de janeiro do mesmo ano.
Aposte na IA de ponta.
Johnson também falou sobre o compromisso da Intel com a computação de borda para inferência de IA, o que permitirá à empresa atender às demandas de novos mercados, como cidades inteligentes e o setor de saúde. Nesse sentido, o executivo afirmou que a empresa continuará investindo em tendências como a codificação intuitiva (vibe coding ), que se refere ao desenvolvimento de software com inteligência artificial , bem como na facilitação da comunicação entre a nuvem e a borda.
Os processadores Intel Core série 3 também terão versões Edge, certificadas para aplicações industriais e embarcadas, incluindo faixas de temperatura estendidas, desempenho determinístico e confiabilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Segundo a Intel, esta nova geração oferece vantagens competitivas em cargas de trabalho críticas de IA na borda, com desempenho até 1,9 vezes superior em modelos de linguagem de grande porte (LLM), desempenho até 2,3 vezes melhor por watt e por dólar em análises de vídeo de ponta a ponta e desempenho até 4,5 vezes superior em modelos de visão, linguagem e ação (VLA).