A Belem Bioenergia Brasil (BBB), empresa especializada na produção de óleo de palma, palmiste e outros refinados, firmou parceria estratégica com a TIM, líder em 4G no campo, com 23 milhões de hectares cobertos no Brasil, para levar conectividade à sua cadeia de produção no estado do Pará. Esta iniciativa irá cobrir até dezembro deste ano com a rede 4G as áreas de plantio, além de beneficiar a população das regiões de Tailândia, Tomé-Açu e Moju, no estado do Pará.
O projeto de conectividade irá viabilizar a transformação digital de toda a operação agrícola da BBB, bem como beneficiará mais de 27 mil pessoas na área rural, incluindo duas escolas públicas e uma unidade de saúde. Também atenderá diretamente aos mais de 2.800 colaboradores da Belem Bioenergia Brasil, otimizando processos internos e ampliando os canais de comunicação com os colaboradores, produtores familiares e terceirizados.
A Belem Bioenergia Brasil é uma empresa especializada na produção de óleo de palma, óleo de palmiste e seus derivados refinados (RBD). Suas operações estão plenamente adaptadas às características de solo e clima da região amazônica, sendo conduzidas com as melhores práticas de gestão. A empresa atua com responsabilidade socioambiental, promove a geração de empregos e renda e contribui para o desenvolvimento das regiões de Tailândia, Tomé-Açu e Moju, no estado do Pará.
Conhecida também como BBB, a empresa se consolidou como uma das líderes no segmento de óleo de palma no Brasil e na América Latina, destacando-se pelo forte compromisso com a sustentabilidade e a inovação. A BBB coloca como prioridade a preservação ambiental e o fortalecimento socioeconômico das comunidades onde está presente. Em um mercado competitivo e dinâmico, um dos principais diferenciais da empresa é justamente seu comprometimento com práticas sustentáveis, seguindo rigorosamente os Princípios e Critérios e Padrão da Cadeia de Suprimentos das Certificações RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil).
“A TIM tem investido de forma consistente, desde 2018, para desenvolver mais do que projetos de conectividade, mas sim a base para uma operação agrícola mais eficiente, automatizada e sustentável, onde a tecnologia se transforma em produtividade e impacto social. A parceria com a Belem Bioenergia Brasil reforça esse objetivo e o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio em regiões estratégicas para a economia do país”, afirma Alexandre Dal Forno, Diretor de Corporate IoT & 5G for Business da TIM Brasil.
A produção de óleo de palma no Pará representa cerca de 1% da produção mundial e abastece o mercado interno e externo, compondo a base de diversos produtos de uso cotidiano, da alimentação a cosméticos e biocombustíveis. Com atuação em regiões de produção praticamente 100% manual, a nova conectividade também abre caminho para a introdução gradual de tecnologias no campo.
A parceria entre a Belem Bioenergia Brasil e a TIM reforça o papel da TIM como aliada estratégica do agro, com um portfólio de soluções que vão além da conectividade, apoiando produtores na jornada da transformação digital. Essa colaboração acelera a digitalização do campo, promovendo ganhos significativos em produtividade, eficiência e competitividade.