Projeto Kuiper da Amazon adiciona 102 satélites em menos de 4 meses

Leer en español
O Projeto Kuiper da Amazon comemorou o lançamento de 102 naves espaciais nos últimos quatro meses, aproximando-se de sua meta de 3.200 satélites em órbita terrestre baixa (LEO).

A missão mais recente, em 11 de agosto, envolveu a implantação do quarto lote de satélites da Amazon por meio do lançamento da nave espacial Falcon 9 da SpaceX, a partir da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. A missão KF-02 lançou mais 24 satélites do Projeto Kuiper em órbita , elevando o total de naves espaciais implantadas pela empresa para 102 em menos de quatro meses.

Em uma publicação no blog, a empresa explica que os satélites se separaram do foguete a uma altitude de 465 quilômetros (289 milhas) acima da Terra. Nos próximos meses, eles subirão gradualmente até a altitude designada de 630 km (392 milhas).

A Frota Kuiper iniciou sua implantação em abril de 2025 , quando os primeiros 27 satélites foram lançados ao espaço. Essa missão foi a primeira de mais de 80 a implantar a constelação.

A Amazon estabeleceu um local de lançamento de US$ 140 milhões no Centro Espacial Kennedy, que pode suportar até três campanhas de lançamento simultâneas para sua rede de satélites de internet. Este local faz parte do Projeto Kuiper, que visa fornecer conectividade à internet por meio de satélites de órbita baixa.

Kuiper espera competir com a Starlink de Elon Musk, uma empresa que atualmente consiste em mais de 8.000 satélites LEO, fornecendo acesso à internet de alta velocidade para usuários ao redor do mundo.