Telefônica Brasil firma acordo para migração da telefonia fixa

Na manhã deste 24 de maio, a Telefônica Brasil anunciou, em fato relevante, a assinatura do Acordo de Autocomposição para Adaptação dos Contratos de Concessão do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), junto à Anatel e o Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa forma, a empresa passa do regime de concessão, para o de migração, cujo contrato já estava previsto para se findar em 2025.

O acordo põe fim a todos os processos administrativos e judiciais relacionados à concessão da telefonia fixa, o que favorece a prerrogativa da Anatel de favorecer o investimento e a inovação do setor de telecomunicações, bem como garantir a continuidade dos serviços aos consumidores com melhor qualidade.

Leia também: Espanha | Governo atinge 10% de participação na Telefônica

Também coube à Telefônica assumir compromissos para o desenvolvimento do setor, investindo em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento, inclusão digital e geração de empregos. Segundo apurou o periódico Teletime, os investimentos para os compromissos chegam a R$ 4,5 bilhões.

A Companhia garante ainda a manutenção do serviço de telefonia fixa em determinadas localidades até 2028, assegurando o acesso à comunicação para comunidades que ainda dependem dessa tecnologia.