A agregadora de MVNOs brasileira, Surf Telecom, ingressou no mercado dos EUA, onde irá operar com estrutura móvel local da rede T-Mobile, com foco nos estados da Flórida e Nova York, mas na pretensão de atender todo o país. Lá, a operadora virtual adota o nome “Surf USA”.
Os dois planos disponíveis são internacionais; um com roaming para o México e o Canadá e o outro para mais 177 países. Ambos são 5G, oferecem dados, voz e texto ilimitados e 10 GB de ponto de acesso.
Como vantagem competitiva, a empresa aposta no seu modelo de ativação de chip em menos de um minuto e atendimento trilingüe (inglês, português e espanhol), durante 24 horas.
A empresa ressalta que o atendimento é 100% humano, indo na contramão de plataformas robotizadas. Além disso, possibilita a exportação de SVA por meio da Surf BSS (Business Support System): “a primeira plataforma do tipo, desenvolvida com tecnologia 100% nacional, com base em mais de 200 mil horas de pesquisa e desenvolvimento”.
Leia também: R$ 63 milhões do Fust irão para conectividade em escolas do Norte e Nordeste
Ministro das Comunicações se manifesta
Ainda que a Surf Telecom não seja a primeira MVNO brasileira a desbravar mercados fora do país, o Ministério das Comunicações (MCom) divulgou nota com fala do ministro, que participou virtualmente da cerimônia de lançamento.
Ele destacou a iniciativa da Surf como um exemplo para que outras operadoras virtuais brasileiras exportem seus serviços em todo o mundo. “É uma demonstração da qualidade das nossas empresas e soluções, e mais que isso, é da competência e conhecimento dos profissionais e técnicos brasileiros”, afirmou.