Brasil | Balanço positivo no encerramento da Conferência Mundial de Radiocomunicações WRC-23

Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações (MCom) participou da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23), encerrada nesta sexta-feira (15/12) em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Além da presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, técnicos de ambas instituições representaram o país no evento que registrou resultados positivos para o Brasil quanto ao uso das faixas de 6 GHz, MSS – IMT, 4.8 – 4.99 GHz e 10 GHz.

“A avaliação é positiva. As nossas principais propostas aprovadas nessa conferência ajudam a promover a inclusão digital e a estimular a inovação no setor”, avalia o ministro Juscelino Filho.

“Um dos principais temas em discussão teve um desfecho positivo para o Brasil. O uso da faixa de 6 GHz (6.425 – 7.125 MHz) foi harmonizado na Região 1 (Europa, África, Oriente Médio e países da antiga União Soviética), além do Brasil e do México, que estão na Região 2. Adicionalmente, a parte superior do espectro de radiofrequências, 7.025 – 7.125 MHz, também foi harmonizada na Região 3 (Ásia-Pacífico)”, ressalta o secretário de telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão.

Ler mais…