Brasil | Brasileiros são otimistas em relação ao impacto de IA no trabalho, aponta BCG

TI Inside

A nova onda de sistemas de inteligência artificial generativa (IA Gen) está transformando os negócios em um ritmo acelerado – e os brasileiros estão ansiosos por isso. Segundo uma pesquisa inédita do Boston Consulting Group (BCG), 70,6% dos profissionais do Brasil estão otimistas em relação aos impactos da inteligência artificial no trabalho, a maior taxa do mundo na pesquisa do BCG, seguido da Índia (60%), e Oriente Médio (58%). Os menos otimistas são Estados Unidos (46%), Holanda (44%) e Japão (40%).

A pesquisa, intitulada “IA no Trabalho: O que as pessoas estão dizendo”, foi baseada em entrevistas realizadas pelo BCG com mais de 12.800 profissionais de 18 países, diferentes indústrias e diversos cargos, desde a alta gerência até a linha de frente, e teve como principal objetivo entender como a evolução da IA afetou a rotina de trabalho. Além de mais otimistas, os brasileiros são o público menos preocupado com a aplicação da tecnologia no dia a dia profissional. 77,3% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA generativa superam seus riscos, valor acima da média global de 71%, e apenas 23,5% sentem que seu trabalho pode deixar de existir devido à IA.

“Nossa pesquisa mostra que os profissionais de hoje veem a IA como uma oportunidade de ganhar tempo e promover a inovação no trabalho. Apesar disso, ainda se nota falta de informação sobre como a tecnologia pode ajudar. Isso fica evidente ao ver que, dentro das organizações, as lideranças são mais positivas em relação ao uso de IA, enquanto profissionais da linha de frente se preocupam se a ferramenta não atrapalharia o futuro de suas posições. Por isso é essencial treinamento e um melhor entendimento sobre o potencial da ferramenta no dia a dia dos colaboradores”, afirma Henrique Sinatura, diretor executivo e sócio do BCG.

Ler mais…