Como parte do seu compromisso em diminuir a lacuna digital e promover igualdade de oportunidades para as mulheres nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português), a American Tower vai doar US$ 30 mil para organizações sem fins lucrativos em toda a América Latina. O objetivo da doação é auxiliar na capacitação de habilidades digitais e carreiras em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para empoderar meninas e jovens mulheres da região.
No Brasil, serão US$ 10 mil doados para o PrograMaria, que tem o propósito de contribuir para que mais meninas e mulheres se sintam motivadas e confiantes para explorar os campos da tecnologia, da programação e do empreendedorismo, por meio da promoção de oportunidades e ferramentas a esse público, para que deem os primeiros passos na aprendizagem da programação.
“É importante trabalhar para formar habilidades digitais, uma vez que essas são essenciais no desenvolvimento de vários aspectos da vida. Hoje as empresas têm a oportunidade de se tornar mais competitivas promovendo habilidades digitais. Isso gera um grande esforço para reduzir a diferença entre gêneros na TIC e em geral, garantindo que meninas tenham acesso a mais oportunidades e melhores oportunidades. Eu tenho certeza de que através do empenho da American Tower, estaremos apoiando as iniciativas que conduzem as três entidades escolhidas para nossa doação”, disse Flavio Cardoso, CEO da American Tower na América Latina.
O valor doado, tanto no Brasil quanto nas demais instituições da América Latina, será utilizado para continuar formando meninas e mulheres jovens na região. A American Tower prevê o impacto de milhares de meninas formadas em TIC no Brasil, onde a ONG escolhida atua.
Além do PrograMaria, no Brasil, instituições na Coreia do Sul e no Chile e o Women who Code, no México, também poderão usar esses recursos para capacitação de mulheres e meninas em tecnologia.
A iniciativa seguiu os mesmos moldes do Dia Internacional das Meninas na TIC, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o apoio de Estados-membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A American Tower reforçou seu compromisso em promover mais oportunidades de acesso, uso e participação na área digital e de criação e desenvolvimento em TICs de acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Eclac).
*Com assessoria de imprensa.