Teletime – Bruno do Amaral
A prioridade do Ministério das Comunicações é a de acompanhar o cumprimento das metas do 5G por parte das operadoras, mas há um esforço para tornar possível a adequação de fundos setoriais para uso em políticas públicas novas. Recém-empossada na liderança da Secretaria de Telecomunicações da pasta, Nathalia Lobo afirmou que esse será inclusive o primeiro desafio do também recentemente formado Conselho Gestor do Fust.
O MCom também propõe a utilização dos fundos para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e do Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para conduzir melhorias e possibilitar que soluções venham das iniciativa privada. E isso desencadear em mais projetos concorrentes, inclusive de demandas e aplicações específicas de diferentes setores.
“A gente está utilizando o Funntel (por meio do Finame), que não precisa ser reinventado; também para expandir para além do uso somente pelas prestadoras de telecomunicações e pelo interesse delas”, declara Lobo durante o 5G Brasil: Recomendação de Políticas Públicas, evento realizado nesta terça-feira, 19, por TELETIME.
Leia mais: https://teletime.com.br/19/04/2022/mcom-quer-uso-de-fundos-setoriais-para-alem-da-infraestrutura-5g/