Valor – Rafael Walendorff
Integrar diversas soluções digitais para agricultura de precisão em uma única plataforma e gerar incremento de 20% na produtividade das lavouras de soja. Foi isso que um projeto piloto com foco na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conseguiu fazer em fazendas de Minas Gerais.
A plataforma IoT AgroConnect integrou oito tecnologias disponíveis no mercado, de diferentes empresas, que oferecem soluções nas áreas de clima, solo, manejo, máquinas, eficiência energética e eficiência hídrica. O objetivo foi aumentar a qualidade de informações do produtor sobre o cultivo e, consequentemente, gerar ganhos de produtividade e rentabilidade. A ferramenta automatiza a integração e cria novas informações, para agregar valor.
O projeto recebeu R$ 1 milhão em recursos não reembolsáveis do BNDES, após ser selecionado em chamada pública em 2018. Foi a primeira de uma série de iniciativas apoiadas pelo banco a ser concluída.