Brasil | Coalizão pede inclusão de segmentos vulneráveis na Comissão de Juristas de IA do Senado

Teletime – Marcos Urupá

Em carta divulgada nesta quarta-feira, 2, a Coalizão Direitos na Rede (CDR) aponta os problemas na composição da Comissão de Juristas, criada no âmbito do Senado Federal, responsável por elaborar uma proposta da política de Inteligência Artificial (IA) para o Brasil. A rede de organizações destaca a ausência de representatividade de segmentos vulneráveis diretamente afetados pelas diversas formas de uso de IA no país.

No documento, endereçado aos senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Eduardo Gomes (MDB-TO) e ao presidente da Comissão de Juristas, Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, a CDR diz que Inteligência Artificial é um tema que afeta toda a sociedade em múltiplas facetas, e o debate sobre sua regulação deve se dar com tempo, cuidado e ampla participação. “Por essa razão, jurisdições em todo o mundo têm debatido formas de regular sistemas de inteligência artificial por conta dos riscos que essa tecnologia apresenta à sociedade, especialmente a grupos historicamente vulnerabilizados“, diz a CDR na carta.

Ao mesmo tempo, a CDR reconhece a importância da criação da Comissão de Juristas, enxergando nela um espaço importante para o debate sobre a complexidade da regulação da inteligência artificial no Brasil.

Mais informações: https://teletime.com.br/02/03/2022/coalizao-pede-inclusao-de-segmentos-vulneraveis-na-comissao-de-juristas-de-ia-do-senado/