Brasil | Bairro Sandbox já é uma realidade no sul do país

ABDI

Sabe aquele momento em que você está na rua, acabou sua bateria e você precisa urgentemente carregar o celular?  Ou quando você sai para passear com seu pet e esquece de levar água para você e para ele? Os moradores do bairro Vila A de Foz do Iguaçu já podem contar com soluções tecnológicas para problemas como esses, do dia a dia. São as novas tecnologias do programa Vila A Inteligente que já estão funcionando. Uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com parceria do Inmetro e da Copel.

O Vila A inteligente é voltado para o desenvolver e fortalecer a importância da temática Smartcities e, através do Smart Vitrine, permite experimentação, validação e aprimoramento de soluções em ambiente real (sandbox), onde as empresas interessadas tem a oportunidade de demonstrar suas tecnologias por um período determinado.

As novas soluções, já oficialmente inauguradas, oferecem à população estações de hidratação com água quente e fria; totens inteligentes que oferecem internet wireless, carregamentos de celular, entre outros; equipamento que facilita a coleta do óleo de cozinha usada pela população e gera benefícios no mercado local; e equipamento de medição e monitoramento da energia em residências e comércios. Estas são as soluções instaladas no Bairro Itaipu A, após aprovação em edital.

“Muito mais do que um ambiente de testes e validação para novas tecnologias, o Programa Vila A inteligente tem impacto direto na qualidade de vida do cidadão. Além disso, para as empresas, o Smart Vitrine permite testar e validar soluções inteligentes de Smart Cities, modelos de negócio e acesso a mercados”, declarou Igor Calvet, presidente da ABDI.

Com a instalação das tecnologias, é possível fomentar o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos. A afirmação é do diretor superintendente do Parque Tecnológico, general Eduardo Garrido. “Um dos desafios do Programa Vila A Inteligente é dinamizar e diversificar a economia de Foz do Iguaçu, além de trazer qualidade de vida e bem-estar à população, e com a instalação das tecnologias propostas pelas empresas, damos mais um passo no sentido de tornar a nossa cidade uma referência nacional ao se falar sobre cidades inteligentes”, comenta.

Para o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, buscar soluções tecnológicas e inovadoras vai ao encontro do projeto municipal de incluir Foz do Iguaçu na rota de Destinos Turísticos Inteligentes. “É melhoria de vida da população e consequentemente do turista que passa por aqui”.

O Programa Vila A inteligente, por meio do seu mecanismo Smart Vitrine, é uma janela para o Brasil e o mundo na temática de Smart Cities. Os benefícios pensados para as proponentes incluem aprimoramento tecnológico, desenvolvimento de novos modelos de negócio, acesso a mercados, contato com especialistas, publicidade e posicionamento em um espaço especializado em cidades inteligentes e, ainda, atrelado a um grande Hub de inovação, o Hub Iguassu.

Todas as empresas que se candidataram, passaram pelo processo de avaliação pela comissão técnica do Programa, e aprovação do Comitê Gestor do Vila A Inteligente, composto pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Parque Tecnológico Itaipu, Associação Comercial e Empresarial de Foz, Associação de Moradores da Vila A e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.