Brasil | Vinte e três dias depois, o CNPq reestabelece todos os sistemas de TI

Convergência Digital

Vinte e três dias depois, o governo anunciou o restabelecimento total da plataforma Carlos Chagas, paralisado desde o dia 23 de julho. Foram divulgados novos prazos para submissão de projetos de oito chamadas públicas que estavam congeladas, mas o período para indicação de novos bolsistas no mês de agosto terá nova data comunicada em breve.

O sistema ficou 23 dias fora do ar após uma falha que atingiu os servidores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agência federal de fomento à pesquisa. O acesso à plataforma Lattes, também atingida pela falha, havia sido normalizado no dia 8 deste mês. A inoperância da Carlos Chagas comprometeu a continuidade de projetos pelo país, além de prejudicar o trabalho técnico do CNPq. Criada em 2007, a plataforma é a principal interface entre os pesquisadores e o órgão.

Pela Carlos Chagas são operacionalizadas chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa e feitos a gestão e o pagamento de bolsas, além de prestações de contas. O tempo prolongado do apagão causou apreensão entre pesquisadores. Cerca de 84 mil bolsistas são financiados com recursos do CNPq. O órgão apoia atualmente 2.201 projetos de pesquisa, segundo dados oficiais.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/Inovacao/Vinte-e-tres-dias-depois%2C-o-CNPq-reestabelece-todos-os-sistemas-de-TI-57847.html