Brasil | 5G vai acelerar infraestrutura com uma nova rede baseada em celular

Valor – Carmen Nery

A Vivo está implementando um projeto de rede para a Petrobras, para conexão entre sondas e embarcações nas plataformas de petróleo das bacias de Santos e de Campos e no Espírito Santo. A estatal informa que as primeiras instalações ocorrem ainda este ano e vão atender refinarias, armazéns logísticos, usinas termelétricas, unidades de tratamento de gás e centro de pesquisa, no Sudeste.

Esses sites terão dispositivos móveis com aplicações embarcadas nas áreas operacionais e dados em tempo real, drones de inspeção, IoT, realidade mista com especialistas remotos, uso dos wearables e aplicações 3D, entre outras.

O anúncio foi feito durante o Ciab Febraban 2021 por Alex Salgado, vice-presidente de serviços B2B da Vivo, no painel que discutiu as oportunidades que serão criadas com nova geração de rede móvel. A operadora já tem projetos de rede LTE em minas da Vale e vê um grande potencial nas redes privativas com a chegada do 5G. A Vivo trabalha em hubs de inovação em parceria com a FEI.

Mais informações: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/06/30/5g-vai-acelerar-infraestrutura-com-uma-nova-rede-baseada-em-celular.ghtml