Brasil | Multinacionais de chips criam fabless no Brasil para absorver pessoal do Ceitec

Convergência Digital – Luís Osvaldo Grossmann

Pelo menos duas multinacionais de semicondutores já estão criando unidades de desenvolvimento em Porto Alegre-RS para aproveitar os especialistas do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, Ceitec, que estão sendo dispensados pela estatal em processo de liquidação.

A primeira delas é a EnSilica, que tem matriz no Reino Unido e operações também na Índia e que agora terá um centro de desenvolvimento na capital gaúcha, junto ao parque tecnológico de uma das universidades do Rio Grande do Sul. A EnSilica já contratou 12 ex-Ceitec e vai antecipar o plano de chegar a 30 profissionais no país.

“Todo mundo fala que falta chip no mundo inteiro, mas não é só chip, falta projetista também. Até outubro o escritório estará aberto, enquanto isso nos mantemos em home office. Começamos com 12 e a ideia era chegar a 30 em três anos, mas em função dos projetos, das demandas e da escassez de pessoal, vamos expandir o time antes do esperado”, revela o engenheiro Julio Leão, um dos primeiros demitidos do Ceitec e agora o diretor do centro de projetos da EnSilica no Brasil.

Mais informações: https://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=57333&sid=3