Teletime – Samuel Possebon
Até o final de junho a área técnica da Anatel encaminha ao conselho diretor as propostas do Manual de Operação (MOP) e do Documento de Valor de Referência (DVR), dois documentos que fazem parte do novo Regulamento Geral de Qualidade (RQUAL) e que balizarão uma das principais novidades da regulação de qualidade de serviços, que é o selo de qualidade da Anatel. E, ao que tudo indica, as novas regras deverão trazer desafios significativos para as operadoras de banda larga fixa com muitos clientes em tecnologias mais limitadas, como o ADSL, acesso fixo por 4G ou satélites.
Isso porque um dos elementos que vão compor o cálculo da nota para a qual será atribuído o selo de qualidade é a velocidade real medida do serviço. A área técnica da Anatel trabalha com um patamar mínimo de 10 Mbps para operadoras com selo A, que é o melhor grau de qualidade concedido a uma operadora.
Mais informações: https://teletime.com.br/18/06/2021/anatel-prepara-selo-de-qualidade-na-banda-larga-redes-antigas-devem-ter-pior-desempenho/