A 99Food anunciou nesta semana o encerramento do serviço de entrega de refeições. A operação passa a ser focada em marketplace, ou seja, os restaurantes podem utilizar a plataforma para vendas, mas devem se encarregar das entregas.
“Em busca de um modelo que entregue mais valor para seus parceiros e a própria companhia, a 99 iniciou, em janeiro de 2022, uma transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega”, diz o comunicado.
A empresa garantiu que os restaurantes e entregadores parceiros têm sido devidamente comunicados e apoiados durante essa transição. Um exemplo é a 99Moto, que foi lançada no ano passado para contribuir com a mobilidade urbana e gerar mais uma oportunidade de ganho para os motociclistas parceiros. O serviço está disponível em mais de 3 mil municípios.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a notícia causou apreensão no setor, pois há um ano a UberEats anunciou o fim das suas operações no Brasil.
Atualmente, o iFood é a empresa com a maior participação de mercado de delivery de comida e é acusada pelos concorrentes de práticas anticompetitivas.