5G privativo da Siemens para indústrias, será testado por siderúrgica alemã

Pela primeira vez, a Siemens lança uma infraestrutura própria, desenvolvida internamente para o padrão de comunicação móvel 5G

O grupo siderúrgico alemão Salzgitter AG está prestes a realizar os testes da primeira infraestrutura de rede privativa 5G desenvolvida pela Siemens. A solução criada especificamente para atender às necessidades da indústria, terá aplicações que abrangem desde robôs móveis e logística autônoma, até sistemas de transporte sem motorista em ambientes fabris, incluindo controle exclusivo sobre dados transportados nesta rede.

A infraestrutura da Siemens consiste em um core 5G e uma rede de acesso de rádio (RAN), que inclui a unidade central (CU), a unidade distribuída (DU) e as unidades de rádio (RUs). Isso permite que diversos dispositivos com a tecnologia de quinta geração se conectem e operem na rede privativa. A solução multifuncional também foi projetada para uso em ambientes industriais hostis.

Leia: Altos custos em infraestrutura ameaçam sustentabilidade da indústria de cabos submarinos

Antes do lançamento oficial, a Siemens testou a infraestrutura de rede privativa 5G em ambientes reais de produção, como em sua unidade em Karlsruhe, na Alemanha. Isso permitiu à empresa aprimorar a tecnologia e assegurar que ela atenda aos requisitos de produção e aplicação industrial.

Por enquanto, o empreendimento está disponível apenas na Alemanha e em breve estará acessível em outros países. A Siemens não informou quais.